ESTÍMULO AUDITIVO NA MELHORA DO FOCO DE ATENÇÃO
Palabras clave:
Potencialização cerebral, Foco de atenção, CogniçãoResumen
O estudo foi formado por trabalhadores de ambos os gêneros e de forma aleatória com idade entre 20 a 42 anos, funcionários de uma provedora de internet, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Foi realizado um estudo transversal com 2 grupos submetidos ao teste do tipo grelha de atenção concentrada , teste este aplicado em 3 momentos, no inicio da jornada de trabalho, ao termino da desta mesma jornada e no dia seguinte também ao termino do experiente . Um grupo foi estimulado auditivamente utilizando o aparelho de luz e som e/ ou som. Aparelho eletrônico computadorizado denominado Orion, fabricado pela Mindplace, composto por óculos escuros com quatro leds na face interna de cada lente, um fone de ouvido estéreo e um microprocessador onde se encontram as sessões pré-programadas, das quais utilizou-se a sessão apropriada de nº 12 para foco de atenção com duração de 10min. Diferentemente do segundo, que ficou sendo o grupo controle. Foram encontradas diferença estatística significativa no grupo do som (p<0,05) se comparar o mesmo com o grupo controle (p>0,05), em que em momento algum foi dado qualquer estímulo. Os resultados encontrados sugerem que o uso da estimulação auditiva feita por este aparelho , durante a jornada de trabalho, leva ao aumento do desempenho do foco de atenção que por sua vez poderá promover a melhora da produtividade e qualidade das tarefas em postos de trabalho em que a principal ferramenta é o computador.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).