60 - ANÁLISE DA PROPOSTA DA OMS PARA EXERCÍCIO FÍSICO NA PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA DO IDOSO
Keywords:
Atividade Física, Autonomia Funcional, EnvelhecimentoAbstract
A longevidade, representada pelo aumento da média de vida em todo o mundo, acarreta contrapartida, uma constante preocupação com as consequências naturais que o processo de envelhecimento provoca no corpo. O presente trabalho ao centrar suas análises na relação existente entre atividade física e a autonomia funcional, tem por objetivo avaliar o impacto da prática da atividade física na autonomia funcional de idosos. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e quantitativa. Exploratória e descritiva e de levantamento e como instrumentos de coleta de dados foi utilizado um o protocolo de atividades físicas proposta pela OMS (2015) e o Protocolo do GDALM, que se constitui em uma bateria de testes físicos que mensura a autonomia. A amostra foi composta por um grupo de 30 praticantes de atividades e por outro de 30 idosos não praticantes. A análise dos resultados foi feita mediante cálculos estatísticos dos dados comparativos dos testes de ambos os grupos. Os resultados apontaram a relevância da prática de atividade física programado e controlado na preservação da autonomia funcional em idoso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-03-29
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
60 - ANÁLISE DA PROPOSTA DA OMS PARA EXERCÍCIO FÍSICO NA PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA DO IDOSO. (2023). Fiep Bulletin - Online, 93(1), 588 a 596. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6660