47 - ROMPENDO FRONTEIRAS CULTURAIS/ESPORTIVAS: PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO EQUIPES INDÍGENAS DE CAMPINÁPOLIS-MT EM JOGOS ESCOLARES
Keywords:
Educação Física Escolar. Jogos Escolares. IndígenasAbstract
Esse relato de experiência veio mostrar o grau de interação que tiveram os estudantes indígenas da etnia xavante, do município de Campinápolis-Mt, que pela primeira vez em sua história participaram com equipes das escolas indígenas, dos jogos escolares fase municipal, dos jogos escolares do Mato Grosso, fase regional no município de Canarana e fase estadual no município de Sorriso e jogos escolares indígenas dentro da Terra Indígena Parabubure, nas aldeias Campinas e São Pedro. Analisando a vivência as quais foram ofertadas a esse grupo de alunos, os quais nunca tiveram a oportunidade de participar de eventos esportivos, promovidos pelas secretarias municipal de educação, e do esporte, secretaria estadual de cultura, esporte e lazer do estado do Mato Grosso. Os alunos indígenas, matriculados nas escolas indígenas do município sempre foram deixados de lado no tocante ao esporte de participação. Neste ano foi oportunizado e inserido os jogos escolares indígenas, os quais tiveram uma boa participação, tanto a nível municipal, regional e estadual, nestes representados pela equipe de futsal feminina da Escola Municipal Indígena Santo Antônio, localizada na aldeia Campinas (Parque Indígena Parabubure). Com a equipe feminina indígena da aldeia Campinas correspondendo positivamente, mostrando que tem potencial para que possa figurar mais vezes entre as melhores equipes, demonstrou que é possível e viável desenvolver um trabalho para formação de atletas dentro das terras indígenas. Com esses resultados, os professores de educação física conseguiram abrir os olhos dos secretários para que fosse realizado pela primeira vez na história os jogos escolares indígenas “integração”.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).