36 - O ESTILO DE VIDA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS
Keywords:
desenvolvimento motor, estilo de vida, atividade física.Abstract
O uso excessivo de eletrônico e a inatividade física pode levar a prejuízos em relação ao desenvolvimento motor das crianças. Uma alternativa ao problema, seria a práticas desportivas, brincar ao ar livre com a família, fazer atividades físicas na escola, para o desenvolvimento dessas habilidades motoras, portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças entre 4 a 7 anos, verificando a relação entre o estilo de vida. Foi aplicado um teste motor e questionário relacionado ao estilo de vida com 15 crianças entre 4 e 7 anos de idade. Sendo eles os testes: Escala do Desenvolvimento Motor (EDM, Rosa Neto) e o questionário do Estilo de Vida da Criança e do Adolescente (EVIA, Sobral). O resultado final da pesquisa as crianças encontram-se muito abaixo da média motora, considerando a diferença de idade entre elas é significativa, porém vimos que esse resultado está inteiramente ligado ao estilo de vida que elas levam, pois possui uma rotina majoritariamente sedentária e ligado a telas, como computador, celular, televisão, prejudicando o seu domínio motor.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).