14 - COMPOSIÇÃO CORPORAL E PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS DE IDOSOS MUITO ATIVOS
Keywords:
Estilo de vida, Composição corporal, Pressão Arterial, Glicemia, IdosoAbstract
Introdução: O envelhecimento é acompanhado por mudanças da composição corporal e em parâmetros cardiometabólicos que são indicadores do surgimento de doenças crônicas degenerativas. Objetivo: avaliar repercussões do estilo de vida muito ativo na composição corporal e em parâmetros cardiometabólicos numa amostra da população idosa da cidade do Recife. Métodos: Estudo de corte transversal no banco de dados do Conselho Regional de Educação Física (CREF12/PE) com parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (CAAE: 85900418.9.0000.5208). A coleta dos dados ocorreu em locais de grande circulação de pessoas na cidade do Recife entre 2006 e 2016. Estilos de vida “sedentário” e “muito ativo” foram baseados na variável “exercício físico” da tabela de risco coronariano da Michigan Heart Association. Parâmetros da composição corporal e cardiometabólicos foram comparados entre os grupos “sedentário” vs “muito ativo” por meio do teste t, considerando p<0,05. Resultados: Numa amostra de 867 idosos apenas 61 era muito ativos, com maioria significativa entre 60 e 69 anos. Não se observou idoso acima de 80 anos como muito ativo. Idosos muito ativos apresentaram massa corporal, % gordura, massa gorda, IMC, glicemia casual e risco coronariano foram significativamente menores do que idosos sedentários. Não foi observada diferença na massa magra e na pressão arterial. Conclusão: Neste estudo o estilo de vida muito ativo dos idosos, determinado pelo esforço ocupacional e recreacional, repercutiu significativamente na composição corporal e nos parâmetros cardiometabólicos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-03-29
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
14 - COMPOSIÇÃO CORPORAL E PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS DE IDOSOS MUITO ATIVOS. (2023). Fiep Bulletin - Online, 93(1), 131 a 140. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6614