07 - EFEITOS DO MÉTODO PILATES EM 12 SEMANAS: MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES
Keywords:
técnicas de exercício e de movimento, força muscular, composição corporalAbstract
Introdução: O método de exercícios Pilates foi criado a fim de integrar o alongamento e o fortalecimento muscular, com ênfase no power-house. Assim, promove ganho simultâneo de força muscular e flexibilidade, podendo alterar a composição corporal. Contudo, a relação do aparecimento desses ganhos com o tempo de treinamento, é pouco conhecida. Objetivo: Correlacionar o tempo de treinamento com o Método Pilates e a evolução da flexibilidade da cadeia muscular posterior, da força-resistência muscular abdominal e da composição corporal em mulheres. Métodos: Participaram do estudo 12 mulheres, saudáveis e com idades entre 18 e 25 anos, que durante 12 semanas foram submetidas a duas sessões de Pilates semanais de 50 minutos. Os participantes foram avaliados através do exame de bioimpedância e de testes de flexibilidade (sentar e alcançar) e força-resistência abdominal (sit-up), realizados inicialmente e após 4, 8, 10 e 12 semanas de treinamento. Para a análise estatística, foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk e teste t pareado, adotando p<0,05. Resultados: Foi constatado um aumento significativo da flexibilidade (+24,03%) e da força-resistência muscular abdominal (+40%) já nas primeiras 4 semanas de intervenção. A flexibilidade continuou evoluindo nas próximas semanas, cada vez menos acentuadamente. Houve um crescimento constante da força-resistência muscular abdominal (?8%) em todas as próximas avaliações. Não houve diferenças significativas na composição corporal antes e após o treinamento. Conclusão: As primeiras 4 semanas de treinamento com o Método Pilates possibilitam os maiores ganhos de flexibilidade e força-resistência muscular abdominal, que podem ser gradativamente ampliados com um maior tempo de treinamento.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).