03 - A FORMAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E A COMPREENSÃO DO PAPEL DOS GESTORES
Keywords:
Medicina preventiva e social. História. Saúde coletiva. Gestão.Abstract
Este artigo objetiva-se compreender a estruturação da saúde pública brasileira em termos de conceitos históricos, incluindo a medicina preventiva e social e compreender o papel dos gestores no processo de saúde pública brasileiro. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratório e descritivo, desenvolvida pelo método qualitativo, realizada por meios de artigos científicos e bibliografia baseado na temática, sem recorte temporal, no idioma português, pesquisadas nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Google acadêmico, SciELO e periódicos da CAPES. Conclui-se que a esfera da saúde pública ainda está em constante processo de construção, gerando novos pensamentos e conhecimentos para garantir a popularização da saúde pública no Brasil. Cabe ao gestor gerenciar todo o processo, seja administrativo, assistencial ou financeiro em consonância com o sistema único de saúde brasileiro, sendo responsável pelo mapeamento dos planos de ações, planejamento, implementação além de revisar e auditar a real exequibilidade dos planos de ação implementados.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).