42 - QUALIDADE TOTAL E QUALIDADE SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA
Keywords:
Qualidade total, qualidade social, gestão escolar, gestão empresarial, gestão institucional.Abstract
O presente artigo aborda um dos principais eixos temáticos da gestão institucional, sobretudo, da gestão escolar, a saber, o conceito de qualidade total em relação de interdependência com outro conceito bastante difundido no campo temático da administração escolar, qual seja, o conceito de qualidade social. Aqui, a pretensão analítica objetiva traçar um paralelo entre ambos no sentido de perceber as principais facetas dos conceitos supramencionados, bem como delimitar os alcances e limites desses conceitos na perspectiva dos autores referenciados ao longo deste texto, dentre os quais destacamos Sarmento e da Silva Alves (2017), Mainardes, Laval (2019), Lourenço e Tontini (2009), bem como Santos e de Oliveira (2016), além de Paro (1999; 2000) e outros autores igualmente relevantes dentro desse debate necessário. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos em consulta bibliográfica. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se que a gestão da qualidade total é uma premissa interna às organizações institucionais e possui caráter sistêmico, sendo importante frisar que “qualidade total” está no campo da subjetividade, enquanto qualidade social seria, em tese, a materialidade desse conceito.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).