8 - Pilates: Efeitos Na Autonomia De Idosas
Keywords:
Envelhecimento, Método Pilates, Qualidade FuncionalAbstract
Introdução: .A autonomia de idosos está diretamente relacionada à qualidade funcional da sua movimentação diária, assim como a qualidade de vida.
Objetivo:O objetivo deste é avaliar a qualidade funcional de idosas de 65 a 80 anos praticantes do Método Pilates.
Métodos:A amostra foi constituída por 24 voluntárias, as quais foram separadas aleatoriamente em dois grupos sendo Grupo Controle (GC), e Grupo Intervenção (GI). O GC constituiu-se e 12 idosas com idade média de 72 ± 4 anos. O GI constituiu-se também com 12 idosas com idade média de 71 ± 4anos. Foram realizadas avaliações antropométricas antes e após o período de treinamento. Para avaliar a qualidade funcional foi utilizado o protocolo do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM). Foi utilizado o questionário WHOQOL-BREF para avaliação da qualidade de vida dos voluntários. O programa de exercícios se deu no período de cinco semanas, sendo realizadas quatro sessões por semana com duração de 45 minutos.
Resultados:Foram observados resultados significantes nas capacidades agilidade força e equilíbrio, na qualidade de vida e autonomia do GI após o programa de exercícios.
Conclusão:Sugere-se que após o programa de exercícios houve melhoras significativas na qualidade funcional e qualidade de vida das idosas.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).