39 - RELAÇÃO DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO COM O DIAFRAGMA: MANIFESTAÇÃO E SINTOMATOLOGIA.
Keywords:
Refluxo gastroesofágico, crianças, diafragmaAbstract
O refluxo gastroesofágico (RGE) trata-se do retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago, causando sintomatologias variadas aos indivíduos acometidos, podendo ser vômitos, regurgitações, dores abdominais, alterações respiratórias, tosse, chiados, choro, irritação e muito desconforto. É frequente e prevalente em bebês e crianças de diferentes faixas etárias e um dos desencadeadores do RGE é o músculo diafragma, que exerce um papel importante através do aumento de seu gradiente de pressão, influenciando diretamente o esfíncter inferior do esôfago, se tornando hipotônico, com pouca força de contração, perdendo a sua capacidade de se fechar totalmente e permitindo o retorno do conteúdo gástrico. O presente estudo, trata-se de uma revisão de literatura com base em uma busca de artigos científicos do gênero ensaio clínico e estudos randomizados nas plataformas: Scielo, Lilac’s e google acadêmico. Com o objetivo de identificar os sintomas que caracterizam o RGE e se o músculo diafragma exerce alguma influência sobre ele. Com isso, foram utilizados os seguintes descritores de pesquisa: refluxo gastroesofágico, crianças e diafragma. Foram encontrados 7 (sete) artigos que comtemplaram os critérios de inclusão adotados. Por fim, foi concluído que a DRGE se manifesta em crianças através de sintomas variados, como: regurgitações, vômitos, tosse, choro, irritação, cólicas, entre outros. E apresenta total relação com o musculo diafragma, que por sua vez apresenta um gradiente de pressão que quando aumentado, influencia o aumento do RGE, prejudicando a qualidade de vida da criança e dos cuidadores responsáveis por ela.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).