ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FUNGOS E BACTÉRIAS NUM AMBIENTE DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Keywords:
Bactérias, Fungos, Atividade FísicaAbstract
A prática de atividade física em ambientes abertos tem se tornado cada vez mais comum, portanto a qualidade do ar éessencial e exerce influências na saúde e bem estar dos praticantes. O objetivo desse estudo é quantificar a concentração defungos e bactérias para determinar a qualidade microbiológica do ar. Foi avaliado um percurso de 1600 metros da Avenida RioBranco na cidade de Mossoró-RN, foram definidos quatro pontos de coleta, nos meses de outubro e novembro de 2016, emquatro semanas consecutivas, no horário entre 16:30 e 18:00 horas. Foi utilizado o método de sedimentação em placas de Petricom seus respectivos meios de cultura, as placas ficaram expostas por meia hora em cada ponto, em bancos deaproximadamente um metro de altura, simultaneamente foram utilizados um termômetro e um higrômetro para aferir atemperatura e a umidade do ar. Após as coletas, foram incubadas no Laboratório de Microbiologia da Universidade Rural doSemi-Árido, e posteriormente quantificados e identificados. Os resultados mostraram que o número de bactérias foi maior nospontos P3 e P4, e em relação aos fungos o ponto P3 se destacou com maior quantidade, ambos os pontos haviam maiorquantidade de pessoas. Dessa forma pode-se concluir que o ambiente avaliado houve maior quantificação nos pontos ondehavia maior número de pessoas circulando, e apesar do resultado, os pontos avaliados se mostraram aptos para a prática deatividade física, pela baixa quantidade de microrganismos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FUNGOS E BACTÉRIAS NUM AMBIENTE DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5994