MANIFESTAÇÃO CULTURAL NEGRA CARIOCA: A DANÇA DO JONGO DA SERRINHA E SUA HISTÓRIA
Keywords:
Negros, Rio de Janeiro, JongoAbstract
O presente artigo versa sobre a cultura negra carioca a partir da história dos negros bantos, que, no período entre ametade do século XVII e XVIII, foram trazidos para o Brasil como força de trabalho em regime de escravidão. Além de seremexplorados no sistema de plantio e mineral, que era o foco econômico do Brasil, esses negros bantos também foram destinadosem massa para o sistema de trabalho urbano, em especial, no Rio de Janeiro, onde muitos serviram aos brancos durante operíodo colonial. Assim sendo, esse grupo passou evidenciar suas culturas religiosas de cantos e danças, fato que era renegadopelos brancos, especialmente, os europeus. Mesmo após a abolição da escravidão, em 1888, esses negros, que praticavamsuas culturas em suas moradias coletivas e particulares, sofriam a perseguição policial por suas atividades culturais. A cidade doRio de Janeiro, no final dos anos oitocentistas e início dos anos novecentistas, passou por uma reforma urbanística que levouessas pessoas, os negros, a ocuparem para os espaços suburbanos, especialmente, ao morro da Serrinha em Madureira, bairroda cidade do Rio de Janeiro. Boa parte desses negros, que outrora trabalhavam na cidade, bem como nas falidas fazendas decafé do Vale do Paraíba, fixaram residência nesse novo local e, num contexto familiar, de amigos e vizinhos, implantaram adança do jongo na comunidade em que estavam inseridos. E assim nasceu o Jongo da Serrinha, com base nas proximidadesentre comunidade, religiosidade e famílias moradoras do morro. Com o passar do tempo, nesse processo histórico, osorganizadores das rodas da dança do jongo abriram possibilidades de entradas de músicos percussionistas e pessoas de outrascomunidades em suas práticas culturais, o que deu visibilidade ao jongo, a ponto de levá-lo a categoria de Patrimônio Cultural doBrasil.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
MANIFESTAÇÃO CULTURAL NEGRA CARIOCA: A DANÇA DO JONGO DA SERRINHA E SUA HISTÓRIA. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5941