A ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA ERETORA DA ESPINHA NO LEVANTAMENTO DE PESO CORRETO E INCORRETO EM VOLUNTÁRIOS.
Palavras-chave:
Levantamento, Eletromiografia, Lombar.Resumo
Nas atividades diárias dos seres humanos está incluído o ato de levantar objetos, seja retirando-os do chão, mesas ou cadeiras [1]. As lesões lombares resultantes de levantamento de peso são, primariamente, conseqüência da magnitude da carga erguida e da distância que o peso se encontra do corpo [2].O objetivo deste estudo é observar a atividade eletromiográfica da coluna lombar, em homens saudáveis, durante o levantamento de peso em duas posturas; correta e incorreta. A relevância deste trabalho é investigar a magnitude das diferenças entre os dois movimentos para melhor orientar os pacientes em relação às suas atividades diárias. Participaram do estudo 20 voluntários, do sexo masculino, tendo assinado o termo de consentimento. Eletrodos de superfície foram aderidos na musculatura eretora da espinha. A carga aplicada foi estipulada em 20% do peso corporal total de cada individuo, promovendo uma margem segura para a realização do movimento [3].Os voluntários se posicionaram em frente a uma cesta, sobre o solo, contendo a carga a ser elevada. Duas formas de elevação distintas foram realizadas. Uma forma envolvia a flexão do joelho mantendo o tronco o mais ereto possível, preconizado pela literatura como a forma correta. E a outra constituía na elevação da carga apenas com o movimento de flexão de tronco e retorno ao ortostatismo sem movimento da articulação do joelho [4]. Foi calculado o RMS do sinal EMG no primeiro segundo da fase concêntrica. Para análise estatística foi utilizado o aplicativo Estatística versão 6.0 com o teste t-student, com nível de significância de p< 0.05. A ativação eletromiográfica na musculatura analisada no nível de L3 foi significativamente menor durante a elevação de carga de forma correta (p = 0,009). Sugerimos novos estudos com um maior número de voluntários, de ambos os sexos e diferentes idades, além de uma estimativa da pressão intradiscal através de aplicativos com modelos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA ERETORA DA ESPINHA NO LEVANTAMENTO DE PESO CORRETO E INCORRETO EM VOLUNTÁRIOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5134