O CONHECIMENTO DE RESULTADO NA APRENDIZAGEM DA TACADA DO GOLF
Palavras-chave:
Aprendizagem, Tacada, Golf,Resumo
Acredito que a aprendizagem é a capacidade individual para realizar algum tipo de tarefa motora (Schmidt, 1993). Conforme (SCHMIDT, 1993) aprendizagem resulta da prática ou de experiência. É observável, através de pesquisas, que os seres humanos, ou cada indivíduo possui uma forma, um jeito de assimilar conhecimentos. São várias as estratégias utilizadas durante a aprendizagem e uma delas é o conhecimento de resultado (CR). O golfe é um esporte elitizado no Brasil e ainda não possui muitos adeptos. Há necessidade de materiais e espaços específicos. O objetivo do jogo é colocar a bolinha no buraco com o menor número de tacadas. A tacada é a principal habilidade motora neste esporte. É necessário bom posicionamento e conhecimento amplo tanto do material utilizado, como do ambiente e técnicas de tacadas . O presente trabalho objetiva detectar o desempenho na tacada do golfe em acadêmicos, que não praticavam este esporte e verificar a influência do CR (conhecimento de resultado) ou feedback extrínseco. Como amostra do teste foram pesquisados 08 (oito) acadêmicos do curso de Educação Física da UCDB, divididos em dois grupos onde um recebeu o CR e outro não. Como instrumento de coleta foi utilizado 01 (um) taco feito de forma artesanal, 01 (uma) bola de golfe oficial e 01 (um) copo plástico simbolizando o buraco. A análise foi feita através de estatística descritiva. Os resultados mostraram que os acadêmicos que obtiveram melhor desempenho foram os que receberam feedback. Concluímos então que o conhecimento de resultado colabora para ensinar uma tarefa e para melhorar o resultado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).