MANIFESTAÇÕES CORPORAIS DA CULTURA NEGRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Palavras-chave:
cultura corporal, Educação Física Escolar, cultura negraResumo
Utilizando-se das manifestações corporais da cultura negra que foram divididas de acordo com os blocos de conteúdos da Educação Física Escolar: jogos, atividades rítmicas e expressivas, esportes, lutas, ginásticas, conhecimento sobre o corpo e, ministradas seguindo as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal essa experiência foi se estruturando. O objetivo principal era que os alunos pudessem conhecer, vivenciar e apreciar manifestações corporais da cultura negra, entendendo assim as diferentes manifestações corporais sem discriminação e nem preconceito. Os objetivos estruturais para que isso ocorresse dividiram-se em dois: trabalhar todos os blocos de conteúdos da educação física com essa temática e trabalhar a interdisciplinaridade partindo das aulas de educação física para outras áreas. Portanto podemos dizer que os quatro pontos chaves que nortearam este projeto foram: Negro, Cultura Corporal, Educação Física Escolar e Interdisciplinaridade. Participaram desse projeto de experiência 103 alunos das quartas séries do período vespertino da Escola Estadual Antonio de Oliveira Bueno Filho localizada em um bairro periférico da cidade de Araraquara-SP do ano de 2009, que demonstraram interesse em desenvolver este projeto já que no ano anterior tiveram um mês onde aulas foram temáticas para questão da consciência negra. Onde puderam vivenciar algumas brincadeiras de origem africana. O projeto ao todo foi desenvolvido ao longo de cinco meses. Os alunos vivenciaram de forma prática e teórica todos os conteúdos já mencionados. Sendo assim, verificamos que essas aulas contribuíram não apenas para a vivencia corporal dos alunos, mas sim para a experiência geral deles, tendo obtido conhecimentos sobre os blocos de conteúdos da Educação Física e conteúdos de geografia, língua portuguesa, historia, matemática e ciências.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).