SÉRIE HISTÓRICA (2000-2008) DOS ÓBITOS POR AFOGAMENTO NO ESTADO DE ALAGOAS-BRASIL
Palavras-chave:
afogamento, óbito, Alagoas,Resumo
A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo a cada ano, meio milhão de pessoas morrem por afogamento, sendo que 260.000 são crianças. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam cerca de 1,3 milhão de casos de afogamento, destes, quase oito mil chegam ao óbito e cerca de 65% são crianças entre 5 e 14 anos, constituindo-se assim, na segunda causa de morte por motivos externos nesta faixa etária e a terceira na soma de todas as idades. Nesse contexto, faz se necessário o conhecimento da realidade dos óbitos por afogamentos no país, assim este estudo teve como objetivo estudar os casos de afogamento no estado de Alagoas quanto aos aspectos da sazonalidade, gênero e faixa etária no período de 2000 a 2008. Os dados foram obtidos do Instituto Médico Legal do Estado e mostraram que no período foram registrados 1.360 óbitos por afogamento, concentrados no período de primavera-verão, afetando de forma expressiva o gênero masculino. A faixa etária mais acometida é aquela de 20 a 40 anos, sendo que nas faixas etárias de 1 a 14 anos estão também concentradas as maiores proporções de óbitos por afogamento. Os resultados mostram que os óbitos por afogamento no estado de Alagoas são comparáveis com dados de pesquisas nacionais e internacionais, no entanto outras investigações devem ser realizadas para traçar um perfil epidemiológico mais completo sobre esta modalidade de morte, contribuindo para a tomada de iniciativas de prevenção, através de políticas públicas de promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).