ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES DOS HOMENS FREQUENTADORES DO CALÇADÃO DA AVENIDA BEIRA MAR DE FORTALEZA
Palavras-chave:
doença cardiovascular, exercício, fatores de risco,Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) de homens que freqüentam o calçadão da Avenida Beira Mar da cidade de Fortaleza. A amostra foi composta de 144 homens com idades entre 16 a 82 anos. O instrumento utilizado foi uma entrevista estruturada e as medidas de massa corporal (MC), estatura e circunferência da cintura (CC). Os dados foram analisados através da estatística descritiva (média, desvio padrão e freqüência percentual). Os resultados evidenciaram uma média de idade de 44,19 + 16,19 anos, estatura (170,08 + 7,17 cm), MC (74,38 + 11,81 kg), IMC (25,73 + 3,89). Os fatores de risco de doenças cardiovasculares foram CC > 94 cm (33,6 %), CC > 102 (13,9%), IMC > 25 kg/m² (54,6%), colesterol total elevado (38%), antecedentes familiares com doença coronariana (39,9%), hipertensão (38%) e inatividade física (36,8%). Conclui-se que os freqüentadores do calçadão apresentam risco de desenvolvimento de DCV e necessitam da prática de atividade física regular de preferência no mínimo três vezes por semana com intensidade baixa à moderada (55-90% FCmáx) com duração mínima de trinta minutos e mudança nos hábitos alimentares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).