PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE DE ACORDO COM DIFERENTES INDICADORES
Palavras-chave:
obesidade, sobrepeso e bioimpedânciaResumo
O presente estudo teve como objetivo determinar a prevalência de excesso de peso com base em dois indicadores (IMC e %G), calcular a sensibilidade e especificidade do IMC em relação ao %G calculado pelo bioimpedanciometro octapolar. Para tanto, foram avaliados 333 sujeitos participantes de um congresso da área da saúde realizado na cidade de Maringá-PR. A mensuração do peso e altura foi utilizada para o cálculo do IMC e o %G foi obtido pela BIA octapolar. A análise dos dados envolveu estatística descritiva e inferencial. A prevalência de obesidade observada foi de 14.4% pelo IMC enquanto que o %G revelou 29,13% de alto nível de adiposidade. Esses achados demonstram que é necessária certa cautela na interpretação dos dados epidemiológicos relativos à prevalência da obesidade, uma vez que foi verificada baixa sensibilidade e alta especificidade do IMC. Os resultados indicam que parece apropriada a adoção do método de bioimpedância octapolar em estudos populacionais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).