O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPECTATIVAS E EXPERIÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
expectativas, experiências, mercado de trabalhoResumo
O papel do licenciado em Educação Física foi reorganizado com base nas novas diretrizes das atividades liberais da profissão, fundamentada na avaliação física, coordenação, supervisão, consultoria, auditoria, recreador em hotelaria, gerenciamento, gestão do esporte; gestão em lazer, bacharelado em esportes; atividade física e esporte; ciência do esporte; promoção de eventos, esporte e lazer; treinamento físico e esporte, e pesquisa aplicada entre outros. Na área educacional, o estudo da satisfação no trabalho assume uma importância ímpar, tais como, condições de trabalho e oportunidades de crescimento profissional. Realizou-se o levantamento de dados através do questionário para verificar a avaliação dos ingressos e egressos acerca do local onde teriam interesse de trabalhar com Educação Física. Na comparação entre as distribuições que registram as respostas dos ingressos e egressos se verifica que o contato dos egressos com a realidade profissional fez com que se tornassem muito mais seletivos, passando a ter clareza sobre suas intenções futuras, principalmente sobre os locais nos quais não desejam trabalhar. Isso reflete, com certeza, as oportunidades oferecidas atualmente pelo currículo da UnB aos estudantes que, ao participarem de projetos e eventos podem sondar suas vocações descobrindo campos de atuação e desenvolvendo habilidades correspondentes que os deixa preparados e predispostos para atuar nessas áreas. Analisando o outro extremo registra os locais preferidos nos quais os ingressos e egressos pretendem trabalhar em Educação Física se verifica uma grande inversão na ordem de preferência, pelo menos no que se refere à Educação Física escolar, que no caso dos ingressos figurava em 8º lugar, passando a ser o local de maior preferência dos egressos, 1º lugar.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).