FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DO HANDEBOL POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO ESPORTIVA NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – RS
Palavras-chave:
iniciação esportiva, fatores motivacionaisResumo
Em qualquer processo de aprendizagem nos mais variados ambientes, é necessário que o indivíduo tenha motivação, e esta se torna fundamental, pois é a mola propulsora do comportamento humano, determinando a busca de qualquer objetivo pelo ser humano. Sendo assim, a presente investigação teve como objetivos verificar quais os principais motivos que influenciam crianças e adolescentes na aderência a programas de iniciação esportiva e os motivos que os mantém praticando das escolas de formação da modalidade de handebol. Participaram deste estudo 136 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 11 e 15 anos, participantes do programa de iniciação esportiva da modalidade de handebol, nos diversos núcleos de iniciação esportiva da cidade de Caxias do Sul, RS. Utilizou-se neste estudo o questionário de Motivação para a Prática Esportiva de Samukski e Noce, 2000. Entre os diversos motivos envolvidos para o início da prática do handebol, os que mais se destacaram referem-se ao gosto pelo esporte, a aprender a jogar a modalidade, e a saúde. Quanto aos motivos que mantém hoje, a criança/adolescente na prática do handebol destaca-se: o incentivo de familiares; por gostar de competir; gostar de desafios; aprender novos movimentos e técnicas esportivas, e para fazer amizades. Ao analisar as respostas, pode-se concluir que tanto a fonte intrínseca de motivação quanto a extrínseca possui grande influência na prática esportiva e na aderência à mesma por parte das crianças e adolescentes. Aproveitar e valorizar estas fontes de motivação é fundamental para o desenvolvimento como um todo deste praticante, não pensando neste indivíduo somente como um futuro atleta, mas também como cidadão.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).