ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO AGRESTE ALAGOANO
Palavras-chave:
Estado nutricional, IMC, Escolares.Resumo
O monitoramento do estado nutricional é um importante das condições de vida da população infanto-juvenil, além de possibilitar que se verifique o estado de saúde ao longo de determinados períodos de uma dada população. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares matriculados em escolas da rede municipal de ensino do agreste alagoano. A amostra foi constituída de 610 escolares de ambos os sexos, com a faixa etária de 9 a 14 anos, sendo 302 do sexo masculino e 308 do sexo feminino, escolhidos aleatoriamente entre alunos devidamente matriculados em quatro escolas na rede municipal de ensino de Estrela de Alagoas – AL, no ano de 2012. Para coleta dos dados utilizou-se: um estadiômetro Sanny® e balança Techline BAL-150PA®. As crianças e adolescentes foram classificados como eutróficas, com excesso de peso (EP) e obesidade (OB) de acordo com o IMC/idade, segundo os limites propostos por Conde e Monteiro. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística de tendência central e valores de dispersão. Pode-se concluir que tantos os meninos quanto as meninas, em sua maioria, apresentaram valores normais de IMC para idade. Porém, cabe ressaltar que foram encontradas elevadas prevalências de excesso de peso e obesidade nos escolares da região agreste alagoano.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO AGRESTE ALAGOANO. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.97