CORPOS URBANOS: CINEMA, SUPER-HERÓIS E A CONSTRUÇÃO DO CORPO MASCULINO “SARADO”
Palavras-chave:
corpo, cidade, cinema, consumoResumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca das representações do corpo masculino musculoso “sarado”, com o objetivo de entender se as formas exibidas por estes homens possuem características do corpo do homem “comum”, ou se ele é fruto de um fenômeno midiático de ressignificação do corpo, face ao estereótipo de beleza masculina, contemporânea difundido pela indústria cinematográfica, através da produção de filmes de super-heróis baseados em histórias em quadrinhos (HQ's), que exibem corpos musculosos, ágeis, flexíveis e inesgotáveis e que assim, poderiam influenciar homens jovens e adultos a esculpirem seus corpos à semelhança de seus heróis.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORPOS URBANOS: CINEMA, SUPER-HERÓIS E A CONSTRUÇÃO DO CORPO MASCULINO “SARADO”. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.66