OUTSIDERS DO ESPORTE: RESISTÊNCIAS E TRANSGRESSÕES
Palavras-chave:
Vida Cotidiana, Esporte, resistências, transgressões, Outsiders.Resumo
Diariamente crianças e jovens são submetidos a programas esportivos em diferentes contextos, como clubes, parques, projetos sociais e aulas de educação física escolar. As práticas esportivas fazem parte da vida cotidiana. A linguagem/cultura do cotidiano, como a linguagem da cultura esportiva, delimita a vida em sociedade, onde se apreendem esquemas tipificadores que modelam e determinam atitudes e os relacionamentos. O objetivo foi analisar, na perspectiva da sociologia da vida cotidiana, os processos de socialização do esporte, identificando as ações e atitudes de resistência e transgressões das crianças e adolescentes nas atividades esportivas. Utilizou-se o método da sociologia retrospectiva de Martins (2008), com a crítica das lembranças de aulas e treinos ministrados e também fotos de práticas esportivas como fontes, interpretando dados negligenciados dos comportamentos dos alunos. Os resultados demonstraram que os esportistas têm comportamentos de resistência e pequenas transgressões que revelam descontentamento com os métodos de ensino e práticas dos esportes e outros interesses. A pesquisa da vida cotidiana mostrou-se caminho para compreensão dos comportamentos desviantes no esporte, desvendando as relações e ordens sociais e identificando outsiders nas práticas esportivas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OUTSIDERS DO ESPORTE: RESISTÊNCIAS E TRANSGRESSÕES. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.21