O JOGO NA (RE) CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS PELA PAZ NA ESCOLA À LUZ DA PESQUISA-AÇÃO
Palavras-chave:
Jogo, Experiências Colaborativas, Paz na Escola.Resumo
Este estudo teve como objetivo relatar sobre algumas experiências das intervenções-ações, da área de Educação Física, através do conteúdo jogo (baralho corporal) sugeridas pelo coletivo e ministradas nas instalações da escola com a comunidade envolvida. O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (NIEVS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizou uma pesquisa-ação intitulada “Diagnóstico da Violência e estratégias de Construção da Paz nas Escolas Municipais de Feira de Santana”, segunda maior cidade do estado da Bahia, conhecida como a “Princesa do Sertão”, em 36 escolas municipais, no período de 2011 a 2012, e utilizou a metodologia da pesquisa-ação para envolvimentos dos sujeitos do estudo e o princípio da interdisciplinaridade para as intervenções para construção da paz na escola. Nas vivências das práticas pedagógicas através do jogo, desenvolvidas neste trabalho, os indivíduos experimentaram relações de construções coletivas que favoreceram a criação de ideias, que podem ser transferidas para um entendimento partilhado. A escola necessita de novas possibilidades de práticas docentes, propondo atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, através das mais variadas formas lúdicas, dentre elas, os jogos, com a finalidade de mediar de forma significativa à construção do conhecimento. Esta descoberta valorizará as reflexões sobre as práticas educativas, encorajando os envolvidos nos caminhos, dos novos encontros, pela construção da paz na escola.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O JOGO NA (RE) CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS PELA PAZ NA ESCOLA À LUZ DA PESQUISA-AÇÃO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.97