PSICODRAMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
psicodrama, educação física escolar.Resumo
Este artigo, de natureza bibliográfica, apresenta-se como ensaio teórico e relato de experiências sobre a aplicabilidade das práticas psicodramáticas socioeducacionais no âmbito das oficinas de dança-teatro no Colégio Militar de Salvador (CMS), realizadas no período de 2009 a 2014 no contexto das aulas eletivas ocorridas no turno vespertino. Ao descrever como essa prática é essencial para o desenvolvimento da espontaneidade-criatividade-sensibilidade, sinalizando a utilização de práticas cocriativas e lúdicas, inter e trandisciplinares, facilita-se entendimento desta ação como vinculada às artes cênicas viabilizando o exercício da cidadania, dialogia e ecologia. Esses aspectos, de forma conjugada, ampliam a percepção discente sobre seus próprios corpos, bem como a necessidade de se valorizar os traços culturais da comunidade estudantil, tidas como uma possibilidade para o desenvolvimento de papeis sociopsicossociais. O referencial moreniano foi escolhido porque acredita-se que, pautados na transdisciplinaridade, e, uma vez associados às práticas motoras, reforçam a retória holística, própria para a leitura hodierna de corpo. Como a dança no CMS é percebida como diacrônica e dialógica, chama a atenção para o fazer pedagógico psicodramático que prevê a construção de imagens, que, postas em sequência, favorecem a externalização de sentimentos e verdades que o cotidiano social reprime. Uma vez que o condicionamento físico não facilita a expressão corporal, é preciso criar espaço nas atividades físicas para libertar o corpo para que o mesmo experiencie situações em que o fortalecimento de vínculos possam também ser facilitados. Ao considerar que as práticas morenianas são agentes propícios para tal, acredita-se que elas contribuirão para o desenvolvimento, também, de competências facilitadoras das relações afetivas, bem como de outros propósitos que a educação hodierna requer. Assim, a dança, percebida como parte fundamental do processo de construção do conhecimento, viabiliza, também, o letramento, a ecopedagogia, intercambiando conteúdos díspares nas construções cocriativas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PSICODRAMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.9