PREVALÊNCIA DO SOBREPESO E OBESIDADE NA GESTAÇÃO
Palavras-chave:
Gravidez, Obesidade, SobrepesoResumo
Introdução: A obesidade vem sendo considerada um problema de saúde pública, haja vista seu aumento significativo tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos. Ocorre nos diversos segmentos da população e tem-se observado nos últimos anos um aumento na prevalência em gestantes, associando-se a uma série de complicações gestacionais, maternas e neonatais. Metodologia: Estudo documental, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Cajazeiras-PB com uma amostra de 156 gestantes, a partir de dados antropométricos coletados na ficha perinatal da atenção básica. Objetivo: conhecer a prevalência do sobrepeso e obesidade em gestantes. Os resultados evidenciaram a maioria das gestantes como casadas, idade entre 20 e 35 anos, com 9 ou mais anos de estudo e que, de acordo com a avaliação antropométrica, a maioria apresentou sobrepeso/obesidade. Conclui-se com esse estudo que o sobrepeso e a obesidade em mulheres na gestação necessitam de uma maior atenção frente às políticas nacionais de atenção à saúde da mulher pelas repercussões na saúde materna e complicações fetais e perinatais, sendo necessária a introdução das ações preventivas e promocionais que incorporem a mulher como sujeito ativo no cuidado de sua saúde.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DO SOBREPESO E OBESIDADE NA GESTAÇÃO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.68