PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS DE CANINDÉ-CE
Palavras-chave:
Atividade Física, Saúde, Idoso.Resumo
A fase da velhice pode aumentar as chances do surgimento de várias doenças não transmissíveis, que possuem como fatores de risco compartilhados, entre outros, a inatividade física. O objetivo do estudo é analisar a prática e nível de atividade física de idosos residentes na cidade de Canindé, Sertão Central do Ceará. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de base domiciliar, com a utilização de dados primários e objetivos. A amostragem estratificada proporcional alcançou uma amostra de 372 indivíduos, de uma população de 5.214 idosos. Utilizou-se um questionário de caracterização, abordando aspectos sociodemográficos, percepção de saúde e prática de atividades físicas, o International Physical Activity Questionnaire – IPAQ. Foi confeccionado um banco de dados no programa SPSS, versão 16.00, para estatísticas descritivas e inferenciais, adotando-se o nível de significância de 5%. Constatou-se que a maioria dos idosos é do sexo feminino, com idade entre 60 a 69 anos, casada e não pratica atividade física. Quanto ao nível de atividade física, a maioria é sedentária (58,9%). Quanto à percepção de saúde a maioria (76,3%) a considera como “boa”. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os intervalos de idade e o nível de atividade física (p<0,01) e a prática de atividade física (p<0,01). Nota-se a necessidade de estratégias de saúde que visem a orientação e conscientização de comportamentos saudáveis, como a prática de atividades físicas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS DE CANINDÉ-CE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.65