PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DE OSTEOPOROSE
Palavras-chave:
Osteoporose. Exercício Físico. Idoso.Resumo
Este estudo teve por objetivo, após revisar as recomendações sobre o exercício físico para o tratamento da osteoporose, verificar a alteração da densidade óssea em uma mulher com osteoporose posterior a introdução de um programa de exercício físico num tratamento convencional apenas com medicação, dieta e caminhadas sem orientação profissional, cujo sujeito da pesquisa é uma mulher que será submetida a um programa de exercício físico no tratamento da osteoporose, seguindo as recomendações para esse grupo especial. Foi analisado a BMD densidade mineral óssea, o percentual de conteúdo mineral em relação ao adulto jovem e o percentual de conteúdo mineral para faixa etária. Foram analisados os exames anuais, de 2007 a 2014, sendo que o programa de exercícios orientado foi introduzido em setembro de 2010 e com um programa de musculação especifico e regular três vezes por semana. O programa de musculação foi composto de três séries de exercícios para cada área muscular, em treino único a ser realizada na segunda-feira, quarta- feira e sexta-feira. A carga foi determinada por teste por repetição, com número de repetição estabelecida em 12 vezes para cada exercício com ênfase ao aumento progressivo no impacto no sistema esquelético. Foi determinado em cada sessão de treino, um treino intervalado na esteira, alternando trote e caminhada. O quadro de patologia da sujeita voluntária apresentou resultados significativos. Dessa forma, os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que o programa de exercício físico empregado, foi eficaz para o aumento de densidade mineral ósseo e a porcentagem de conteúdo mineral para a faixa etária, tornando-se a classificação da mesma, normal.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DE OSTEOPOROSE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.39