UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO.

Autores

  • GABRIELA PEREIRA DA SILVA
  • MARCIO JOSÉ GOUVEIA
  • ROMOLO FALCÃO MARBÁ

Palavras-chave:

caminhada, pressão arterial, hipertensos.

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a influencia de dois meses de um programa de caminhada orientada sobre a pressão arterial (PA) em indivíduos hipertensos. Foram observados 05 indivíduos adultos de ambos os sexos com média de idades 55,2±15,49 anos, sendo selecionada de forma intencional oriundos do projeto de extensão “Caminhando para Saúde”. A aferição da pressão arterial foi realizada por 02 meses. Os dados coletados foram realizados antes da intervenção da caminhada e após a prática da mesma. A amostra investigada exibiu reduções significativas (- 12, 7 e 4, 9 mmHg para pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente). Conclui-se que o programa de caminhada orientada exerceu efeito positivo sobre pressão arterial de hipertensos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.131