AS ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS À PROMOÇÃO DA CIDADANIA A LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICO- EMANCIPADORA
Palavras-chave:
Cultura de Movimento, Educação Física, Cidadania, Crítico- emancipadora.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre a Cultura de Movimento e aponta uma proposta teórico- prática de interesse para a promoção da Cidadania através dos conteúdos da Educação Física Escolar, baseada na Pedagogia Crítica- emancipadora proposta por Eleonor Kunz. O objetivo geral da pesquisa é abordar a cultura de movimentos e seus conteúdos como mediadora entre prática e reflexão, para a promoção de um individuo participativo socialmente. Especificamente, será defender tais conteúdos nas aulas de Educação Física como forma de compreender a importância da participação social e política na defesa de seus direitos, no exercício de seus deveres e adotando atitudes de solidariedade, cooperação e respeito para a construção de um mundo melhor. A metodologia do presente artigo se coloca como uma análise documental de registros sobre desenvolvimento, filosofia, sociologia, políticas educacionais e pedagogia do esporte. Esse trabalho se justifica em oferecer aos professores de Educação Física, uma orientação para desenvolver o conjunto dos conteúdos que englobam a cultura de movimento,para atender as políticas nacionais de educação, para a formação de um individuo autônomo e participativo.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS À PROMOÇÃO DA CIDADANIA A LUZ DA PEDAGOGIA CRÍTICO- EMANCIPADORA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.122