FUTEBOL: A HISTÓRIA SUCUMBIDA PELA INTOLERÂNCIA RACIAL
Palavras-chave:
Futebol. Racismo. SociedadeResumo
O presente texto aborda a intolerância racial no futebol brasileiro, partindo do entendimento de que somos conhecidos como o país do futebol e que esse adjetivo foi dado pelo nosso jeito único de jogar. A nossa ginga, habilidade, capacidade de improviso é consequência da formação do povo brasileiro e, sendo o esporte a reprodução da sociedade em que vivemos, o nosso esporte bretão adquiriu essa identidade, do futebol arte, e teve a inserção dos negros, mulatos, mestiços como fator primordial para tal situação. Em uma época em que a discriminação racial era exacerbada, Gilberto Freyre e Mário Filho, postulavam uma democracia racial através do futebol. Entretanto, o que vem ocorrendo ao longo da história é a propagação do racismo em nossa sociedade, com inúmeras ocorrências dentro dos estádios. Nesse ano de 2014, dois pontos chamaram atenção sobre esses fatídicos acontecimentos: a incidência de casos e o encorajamento das vítimas em denunciarem essas agressões. Entre esses incidentes o “caso Aranha” ganhou maior repercussão, no entanto, isso não significa que esse caso seja mais grave que os outros, a violência desses atos racistas são da mesma magnitude. Para elaboração deste artigo realizou-se uma revisão da literatura, com ênfase em autores que abordam de forma crítica a inserção do negro no futebol e como a sonhada democracia racial, por meio do esporte, vem sendo sucumbida pela intolerância racial.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FUTEBOL: A HISTÓRIA SUCUMBIDA PELA INTOLERÂNCIA RACIAL. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.120