RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INCIDÊNCIA DE DORES NOS COLETORES DOMICILIARES DO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ: APONTAMENTOS INICIAIS
Palavras-chave:
Coletores Domiciliares – Riscos Ocupacionais - DorResumo
O presente estudo tem como objetivo verificar como se apresenta a qualidade de vida e saúde assim como a incidência de dores, nos coletores domiciliares do município de Ponta Grossa, Estado Paraná. A seguinte pesquisa será realizada utilizando dois instrumentos válidos para coleta de dados, diagrama de Corlett e Manenica (1980), questionário de avaliação da qualidade de vida e saúde (QVS – 80), sendo uma pesquisa exploratória, além de se caracterizar como estudo de caso. Os sujeitos que responderam aos questionários tem idade de 20 a 40 anos, sendo assim 100% de um turno realizou a pesquisa totalizando 40 funcionários com participação ativa, sem nenhuma abstenção. Os riscos ocupacionais presentes na vida dos coletores domiciliares pela forma de trabalho são gigantescos tendo em vista muitos fatores que podem comprometer a saúde dos coletores sendo eles, o contato direto com resíduos coletados nos domicílios, a preocupação com o trânsito, atenção constante, cansaço, fadiga, radiação, exposição ao tempo, o ritmo de trabalho acelerado, ruídos, declive, aclive do terreno entre outros fatores comprometedores. É evidente que os riscos de lesões pela forma de trabalho realizado é demasiadamente elevado, principalmente pelo fato de ser executado correndo havendo um maior estresse nas articulações do joelho e coluna. Verificar como se apresenta os indícios de dores em algum segmento corpóreo dos coletores assim como sua qualidade de vida e saúde foi algo que moveu essa pesquisa para que houvesse um panorama desta situação.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A INCIDÊNCIA DE DORES NOS COLETORES DOMICILIARES DO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ: APONTAMENTOS INICIAIS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.109