ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR BIOIMPEDÂNCIA: UM ESTUDO COM POLICIAIS DA CIA DE CHOQUE DA POLICIA MILITAR DO PIAUÍ
Palavras-chave:
Composição corporal, policiais militares, bioimpedância.Resumo
Introdução: A composição corporal é um dos componentes da aptidão física e interfere diretamente ou indiretamente no condicionamento físico geral. Acredita-se que os policiais que apresentarem melhor nível de composição corporal possam também demonstrar melhor desempenho nos demais itens da aptidão física. Objetivo: Avaliar a composição corporal por meio da técnica de bioimpedância e os componentes da aptidão física de policiais da Companhia de Choque do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRONE) da Policia Militar do Piauí. Metodologia: A pesquisa realizada caracterizou-se como um estudo de campo de caráter descritivo quantitativo e transversal. O estudo foi realizado na cidade de Teresina-Pi no período de janeiro a julho de 2014, tendo como amostra inicial 31 policiais, do sexo masculino, com faixa etária entre 20 e 39 anos da Cia de Choque do BPRONE da Policia Militar do Piauí. Resultados: A média para idade foi de 31,1 anos; o tempo de trabalho dentro da polícia foi 7,2 anos e tempo na CIA de choque de 19 meses; peso corporal e estatura foram 81,54 kg e 1,75 metros. O percentual de gordura foi de 27,74%%; o tecido líquido (L%) apresentou-se com a média 50,78%%. A massa muscular (MM%) da população pesquisada se mostrou com média de 40,59% e a massa óssea (O%) com 3,07%. Conclusão: Conclui-se que os policiais da Cia de choque do BPRONE da policia militar do Piauí se encontram com o percentual de gordura acima dos valores desejados. Os valores de tecidos líquido, ósseo e muscular estão dentro do ponto de corte adequado. Embora não discutidos por não haverem estudos publicados sobre a temática e o método de bioimpedância.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR BIOIMPEDÂNCIA: UM ESTUDO COM POLICIAIS DA CIA DE CHOQUE DA POLICIA MILITAR DO PIAUÍ. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.98