JOGANDO NO TRABALHO OU TRABALHANDO COM O JOGO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Jogo, Trabalho, Educação Física EscolarResumo
A prática pedagógica do professor de Educação Física Escolar parece lúdica, uma vez que suas propostas envolvem jogos e exercícios atrativos em que geralmente participa para demonstrar a atividade ou para compor equipes. Este estudo serve-se das teorias do jogo e do trabalho que implicam na educação como suporte necessário para a compreensão desta prática escolar. Tem como objetivo investigar a percepção de trabalho e jogo de um grupo de professores de Educação Física Escolar perante a sua atividade profissional.Se justifica pela oportunidade de contribuir para um projeto maior que pretende pesquisar o tema com mais amplitude e profundidade, visando a construção de um conhecimento válido para a área da educação e trabalho. Os resultados mostraram que o professor de Educação Física percebe-se trabalhando e jogando (percepção confusa) na sua atividade profissional, pois foram as respostas de 17 dos 21 sendo que os outros 4 apontaram a percepção de trabalho, ou seja, nenhum professor percebe-se como mais um jogador nas suas aulas.Como conclusão é possível apontar que este grupo de professores não joga no trabalho, tem o trabalho como atividade necessária a sobrevivência e trabalha com o jogo, entendendo-o como conteúdo da Educação Física Escolar.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOGANDO NO TRABALHO OU TRABALHANDO COM O JOGO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.84