O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ENFOQUE EM PRÁTICAS DE EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
Palavras-chave:
Movimento. Educação Infantil. Jogos e brincadeiras.Resumo
Este trabalho tem como objetivo central discutir o conceito de Movimento presente em documentos oficiais relacionados à educação infantil, em especial em práticas de equilíbrio e coordenação. O enfoque metodológico é de cunho bibliográfico e documental. Em termos de documentos oficiais, foram analisados os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) buscou-se demonstrar como o Movimento está presente em termos de conteúdos e indicações didáticas aos professores que trabalham com crianças de 0 a 6 anos de idade; de modo que, em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), estas apontam caminhos em termos de proposta pedagógica para a educação infantil. O estudo de tais documentos revela que, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas na educação infantil, os jogos e as brincadeiras são recursos importantes para a amplitude do trabalho com as crianças, sem desconsiderá-las enquanto seres atuantes, participantes e que trazem suas concepções, suas histórias e seus valores.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ENFOQUE EM PRÁTICAS DE EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.54