DOENÇA DE PARKINSON: AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE E QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Mal de Parkinson, Qualidade de Vida, Fisioterapia.Resumo
Introdução: A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo do sistema nervoso central, geralmente caracterizada por tremores de repouso, rigidez muscular, bradicinesia, e instabilidade postural. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar e caracterizar portadores de DP de acordo com o estágio da doença e qualidade de vida. Materiais e métodos: Os pacientes foram abordados em um Grupo Terapêutico realizado em uma instituição especializada. A amostra foi composta por 20 pacientes, de ambos os sexos, com média de idade de 71,75±3,04 anos e tempo médio de diagnóstico da doença de 5,55±2,96 anos. Para avaliar o estágio da doença, utilizou-se a Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr Modificada (HYM); e para avaliar a qualidade de vida dos pacientes, foi aplicado o Questionário de Doença de Parkinson (PDQ-39). Resultados: A análise de HYM revelou um escore médio de 3,0, caracterizando um comprometimento bilateral leve. No PDQ-39, a média do escore total foi de 38,20, sendo que as dimensões Mobilidade, AVD, Bem Estar Emocional e Cognição foram as mais acometidas pela DP. Conclusão: Verificou-se que os pacientes pesquisados não se enquadraram nos estágios mais avançados da doença e apresentaram qualidade de vida comprometida pela DP.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DOENÇA DE PARKINSON: AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE E QUALIDADE DE VIDA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.41