INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS EM UM MUNICÍPIO DE TRÍPLICE FRONTEIRA INTERNACIONAL
Palavras-chave:
Doenças Negligenciadas, Incidência, Áreas fronteiriças.Resumo
Introdução: As doenças produzem importante dano físico, cognitivo e socioeconômico, sua disseminação é favorecida pela mobilidade populacional constante em regiões fronteiriças. Objetivo: descrever a incidência de casos de quatro doenças endêmicas, consideradas negligenciadas (tuberculose, dengue, hanseníase e malária) no município de Foz do Iguaçu no ano de 2006. Método: trata-se de um estudo descritivo quantitativo. Realizou-se a busca de informações no banco de dados Sistema de Informação de Agravos de Notificação. As variáveis utilizadas neste estudo foram: número de casos novos; sexo e faixa etária no ano de 2006. Resultados: a incidência de casos notificados no sexo masculino foi maior para as doenças, tuberculose (58,2%) e malária (77,1%), sem diferença entre sexos na incidência dos casos de dengue e, o sexo feminino se sobressaiu na incidência dos casos de hanseníase (54,2%). A faixa etária mais acometida pelas doenças neste estudo incidiu-se entre a população de 20 a 59 anos. Conclusão: A localização, o fluxo intenso de pessoas na região do estudo, entre outros fatores, propicia a ocorrência de doenças negligenciadas. Assim, é necessário o conhecimento sobre o perfil epidemiológico dessas doenças para implementação de estratégias de prevenção da doença e melhoria na qualidade de vida da população.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS EM UM MUNICÍPIO DE TRÍPLICE FRONTEIRA INTERNACIONAL. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.35