PERFIL EPIDEMIOLÓGICODOS DOENTES DE TUBERCULOSEEM TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO NO ANO DE 2012
Palavras-chave:
Tuberculose, Epidemiologia, SaúdeResumo
A tuberculose (TB), doença de amplitude mundial, pode ser prevenida e é tratável com medicamentos, de baixo custo e alta eficácia, fornecidos pelo Sistema Único de Saúde. Apesar disso, não há perspectiva de obter-se, em futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública no Brasil, pois 80% dos casos mundiais da doença, correspondentes a 50 milhões de pessoas, concentram-se em nosso País e em outros 23 países em desenvolvimento. Apesar dos avanços no controle da TB, o Brasil ainda é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fazendo parte do grupo que abrange 80% da carga mundial de TB..A pesquisateve por objetivo levantaro perfil doscasosquerealizaramo Tratamento Diretamente Observado no ano de 2012 em Foz do Iguaçu – PR. Realizou-se umapesquisaepidemiológicacomabordagemquantitativa. O perfil epidemiológico dos doentes que realizaram o TratamentoDiretamenteObservado no ano de 2012 foi assim identificado: indivíduos do gênero masculino, brancos, com baixa escolaridade foram os mais acometidos. Conclui-se que o conhecimento desses aspectos constitui informações importantes para que os profissionais de saúde possam realizar esforços para que os doentes completem o tratamento evitando abandono e óbito, eventos que impedem o controle efetivo da doença.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL EPIDEMIOLÓGICODOS DOENTES DE TUBERCULOSEEM TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO NO ANO DE 2012. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.34