BELEZA CORPÓREA E RELAÇÕES RACIAS
Palavras-chave:
corporeidade, ralações raciais, belezaResumo
No universo das atividades humanas, o corpo atua como instrumento primeiro de comunicação e sociabilidade. Na dinâmica da exposição dos múltiplos corpos, as concepções corpóreas resultantes dos processos culturais vão estabelecer relações de aproximações, distanciamentos, aceitação, negação dos valores identitários transmitidos pela corporeidade. A proposta deste artigo é discutir a questão da construção da beleza atrelado à relações étnico-raciais, com o intuito de compreender de que forma na sociedade moderna, sob a lógica advinda do processo de colonização, apresenta a busca de um ideal de beleza corpórea, marcado pela branquitude. Esta dimensão, etnocêntrica em sua essência, alocam os demais corpos (não brancos), distantes do perfil disseminado. Assim, o corpo belo passa a ser sinônimo de corpo branco. Nos espaços destinados ao “culto do corpo”, quais sejam, clínicas estéticas e academias, algumas dessas dimensões são observáveis e é neste sentido que as discussões em torno destas questões são fundamentais.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BELEZA CORPÓREA E RELAÇÕES RACIAS. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.24