APLICAÇÃO DE LASERTERAPIA EM ÚLCERA DE PRESSÃO EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR – UM RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Lesão Medular, úlcera de pressão, laserterapiaResumo
Introdução. A lesão medular (LM) é uma agressão a medula espinhal decorrente de um traumatismo ou doença que pode resultar em alterações na transmissão dos impulsos nervosos, motores e sensoriais, além de modificações autonômicas gerando intenso conflito econômico e social para o paciente, família e sociedade. Dessa forma pacientes com LM apresentam um risco elevado para desenvolver úlcera de pressão (UP). A UP é uma lesão que resulta de pressão prolongada sobre os tecidos moles em qualquer área do corpo. A laserterapia como recurso terapêutico tem como objetivo primário promover aceleração e proliferação celular através da radiação visível de baixa intensidade. Objetivo. Este relato de caso é de caráter exploratório e descritivo com objetivo de verificar a eficácia da laserterapia no tratamento da úlcera de pressão. Metodologia. Participou deste estudo um paciente vítima de LM atualmente acompanhado no centro de reabilitação FAG que apresentava úlcera de pressão em joelho esquerdo. Foram realizadas dezesseis aplicações de laserterapia, duas vezes por semana com dose de 6 J/cm², varredura, sem contato com a úlcera a 0,5cm de distância. Ao final da aplicação era realizado registro fotográfico e medição da úlcera através de régua milimetrada. Resultados. Constatou-se que a laserterapia foi eficaz no processo de cicatrização, reduzindo 89,47% da UP. Conclusão. Foi possível verificar que a aplicação de laserterapia favorece assim uma cicatrização mais rápida da úlcera.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
APLICAÇÃO DE LASERTERAPIA EM ÚLCERA DE PRESSÃO EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR – UM RELATO DE CASO. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.2