OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A AUTONOMIA FUNCIONAL DO IDOSO
Palavras-chave:
Exercícios Físicos, Autonomia Funcional, Idoso.Resumo
O processo de envelhecimento é natural e irreversível, trazendo consigo doenças do envelhecimento e perdas corporais. Contudo, é possível comprovar que o exercício físico pode ser uma excelente escolha para reduzir as causas desse processo e envelhecer com mais saúde. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento de pesquisas já existentes, a fim de compreender quais os efeitos provocados pelo exercício físico que contribuem para a autonomia funcional do indivíduo idoso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi qualitativa do tipo bibliográfica, a partir do levantamentos de artigos científicos e livros acadêmicos. Os resultados obtidos foi de que o exercício promove o bem-estar e otimiza a qualidade de vida, a independência/ autonomia funcional, retarda as doenças do envelhecimento, previne doenças como diabetes e hipertensão e ainda promove o aumento no consumo máximo de oxigênio. Diante dos resultados, as considerações finais da presente pesquisa são de que o exercício físico por provocar efeitos positivos sobre o praticante, contribuindo na otimização da autonomia funcional do idoso.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A AUTONOMIA FUNCIONAL DO IDOSO. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.119