ANALISE DO IMC DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA
Palavras-chave:
IMC, Ginástica, Idosos.Resumo
Em 2025 o Brasil será um dos países com mais idosos do mundo, tendo o país uma população com 13% de idosos. Lembrando que, de acordo com o Estatuto do Idoso: Lei n° 10.741, de 1º de outubro de 2003, entende por idoso ou pessoa da terceira idade, indivíduos com mais de 60 anos de idade. O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo que fazem a progressiva perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio-ambiente. Nesse processo, a atividade física tem papel de modificação das alterações de peso e composição. Este estudo teve como objetivo avaliar o IMC dos Idosos participantes de um grupo de ginástica de uma instituição particular de Porto Alegre. As sessões de Ginástica foram realizadas 2x (duas vezes) por semana com duração de 01 (uma) hora, durante 01 (um) ano. O delineamento metodológico caracterizou-se por uma metodologia quase experimental, do tipo de estudo antes e depois com apenas um grupo. Os participantes da pesquisa estiveram de acordo com a resolução 196/96 do CNS. A amostra foi composta por 47 idosos acima de 60 anos. Os resultados mostram que o Índice de Massa Corporal (IMC) Inicial, ou seja, antes de iniciar o programa, este estudo observou-se que 28% dos alunos encontravam-se dentro da normalidade, porém, a grande maioria, 72%, apresentou algum tipo de anormalidade, tais como, sobrepeso (51%) e obesidade (21%). Em relação aos resultados comparativos Inicial 2013 e Final 2013, nos mostra que após 5 meses de ginástica realizada 2x por semana, os índices de IMC melhoraram. Observou-se que a desnutrição continua com 0%, a normalidade obteve uma melhora de 28% para 32%, o sobrepeso teve uma diminuição de 51% para 47% e a obesidade continuou com o mesmo percentual de 21%.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANALISE DO IMC DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.107