DANÇAS CIRCULARES E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Dança Circular. Gênero. Escola.Resumo
O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a perspectiva dos alunos (as) do 8º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da cidade de Dourados-MS, acerca das danças antes da aplicação das rodas de danças circulares e quanto as danças circulares depois da aplicação das rodas, correlacionando as perspectivas encontradas entre os gêneros e analisando as dificuldades. A pesquisa foi desenvolvida com a amostra de 47 alunos, 23 da escola pública e 24 da escola privada. Para obtenção dos dados além dos questionários aplicados utilizou-se um diário de campo com as observações da pesquisadora quanto às reações dos alunos. A partir dos relatos, afirmar “gostar” de dançar não significa sucesso nas aulas, pois esses comportamentos se justificam pela própria mudança hormonal, cobrança da sociedade, dos colegas, dos pais e do seu próprio autoconhecimento e autoafirmação. Além do mais a cultura, a educação, a sociedade não tem abordado devidamente as questões de gênero, que deveriam ser explicadas e estimuladas desde a mais tenra idade. Assim gostar, mas não admitir, reflete-se nas respostas dos questionários, visto vivenciarem uma fase de desequilíbrios e instabilidades. A utilização da dança circular, sob o enfoque educacional, é de extrema importância para o desenvolvimento físico, mental, afetivo e social do ser humano. Alguns alunos foram tocados, despertou-se o compartilhar, o cooperar, o respeito pelas diferenças e inclusão, no entanto, por ser algo novo, levanta-se a necessidade de capacitar os profissionais de Educação Física para trabalhar com danças circulares.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DANÇAS CIRCULARES E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.100