OS SUBSUNÇORES DO ATLETISMO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6718Palavras-chave:
interdisciplinaridade., educação física, Matemática, Física, aprendizagem significativaResumo
Introdução: A aprendizagem significativa ocorre através da ancoragem ou subsunçores de aprendizagem que relacionam o novo conhecimento com o conhecimento prévio do aluno. No que tange à aprendizagem subordinada, uma nova informação da Educação Física, da Matemática e da Física adquire um significado quando interage com os subsunçores – pique-pega, adição, velocidade – e o novo material fica subordinado à estrutura cognitiva. Objetivo: Promover e analisar a aprendizagem significativa por meio da interdisciplinaridade entre as disciplinas Educação Física, Matemática e Física, usando conhecimentos prévios como base para a aprendizagem substancial e prazerosa. Metodologia: A pesquisa configura-se como pesquisa-ação aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas- BR, sob o n: 5.608.528, a partir de um delineamento experimental, sob um enfoque empírico-analítico e abordagem mista, com análise estatística e de conteúdo, aplicada de forma experimental. Participaram da pesquisa 160 alunos das quatro turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio, divididos em grupos de 10 alunos de cada turma, professores de Física, Matemática e Educação Física da escola de tempo integral Garcitylzo do Lago e Silva. Resultados: A aplicação da interdisciplinaridade nas disciplinas envolvidas, de um modo geral, ajudou nos resultados das notas dos alunos na referida escola. Conclusão: Os subsunçores utilizadas atividades pré-desportivas, aplicados à interdisciplinaridade entre disciplinas como Educação Física, Matemática e Física pode facilitar a aprendizagem significativa, permitindo que os alunos relacionem os conceitos aprendidos com suas experiências práticas. Houve uma melhora significativa no desempenho escolar dos alunos, além de um alto conhecimento nas três áreas de conhecimento, são elas: Educação Física, Física e Matemática.
Downloads
Referências
ASSIS, A.; CARVALHO, F.L.C.; AMORIM, C.E.S.; SILVA, L.F.; SILVA, L.G.L.; DOBROWOLSKY, M.S. Aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.12, n.1, p.61-80, 2012.
AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2018.
FABER, Myrian Abecassis. Valoración y mejoría de la Escuela y del aprecio propio de los alumnos y al medio ambiente escolar, In: V Encuentro Argentino-cubano e I Congreso Latinoamericano "Misión Educar”.2001, La Habana, Cuba. LA FORMACIÓN DE VALORES; DESARROLLO DE LA CREATIVIDAD Y TALENTO; COMUNICACIÓN Y DESARROLLO HUMANO. Disponível em: <https://slideplayer.es/slide/1126812/ >. Acceso em: 19 agosto. 2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 2010.
MORAES, Júlio; FABER, Myrian Abecassis. GESTÃO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Special Edition, R. (2023). 01 a 183 - Resumos - Special Edition. Fiep Bulletin - Online, 93(1), 920 a 1123. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6692
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).