AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POR QUE, COMO, O QUÊ, E QUANDO AVALIAR?
Palavras-chave:
avaliação, competências, contextualização, comportamento, integraçãoResumo
A Educação Física tem assumido uma função seletiva; excludente àqueles estudantes rotulados "menos capazes"; independente do nível de ensino em que se encontram. Trabalha-se com os alunos em direção à adequação e submissão a padrões e expectativas definidos pela escola, os quais, no entanto, não levam em conta suas características enquanto grupo social. O currículo do Ensino Médio dividido em três áreas do conhecimento visa desenvolver nos alunos competências e habilidades; integradas e contextualizadas. Este artigo é fruto de uma análise reflexiva feita através de anos de prática profissionais e acompanhamento de estagiários de Educação Física em escolas. A Educação Física, na área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foca sua avaliação na realização das práticas, valorização da cultura corporal de movimento e na relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida; considerando a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitude dos alunos. A complexidade objetiva leva os alunos e os professores a pensar, a estruturar e a elaborar processos mentais complexos para solucionar as respostas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).