07 - IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Terapia complementares, Atenção primária à saúde, Práticas integrativas e complementaresResumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina o campo das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como Medicina Tradicional e Complementar / Alternativa (MT/MCA). Desde a década de 70 essa organização incentiva os Estados-Membros a formularem e implementarem políticas públicas para a utilização racional e integrada de MT/MCA na Atenção Primária à Saúde (APS). Em 2006 o Ministério da Saúde (MS) implantou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil de acordo com a PNPIC as PICS devem ser inseridas prioritariamente na APS, pois temos no SUS os maiores profissionais promotores da assistência básica à saúde. Analisar a implementação das práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde através da atenção primária à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de estudos realizados no território nacional, utilizando as bases de dados: Pubmed/Medline, Scielo, PEDro, Lilacs e Google Acadêmico, publicados entre 2013 à 2022. Foram selecionados 24 estudos, destes apenas 12 foram criticamente analisados quanto a implementação das PICS na APS. Da verificação dos artigos, emergiram três categorias de discussão: formação profissional para PICS no SUS; conhecimento e aceitação de usuários em relação às PICS; e, estruturação, acesso e visibilidade das PICS pela APS. As PICS são práticas importantes para a humanização do cuidado e possuem boa aceitação pelos usuários, no entanto, são poucos profissionais ofertantes dessa ferramenta.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
07 - IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2022). Fiep Bulletin - Online, 92(4), 69 a 84. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6696