56 - A ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Física, Abordagem Crítico-Emancipatória, EscolaResumo
O presente artigo recorre às técnicas da pesquisa bibliográfica com aporte teórico em Kunz (2001, 2004; 2009), para entender uma das abordagens da Educação Física que tem como objetivo a formação de um sujeito crítico. Esse pensamento ainda é novo para a nossa área, que por muitos anos se preocupou apenas com questões técnicas e reprodutivistas. Desta forma recorreremos à Fenomenologia para entender como Kunz formula sua teoria Crítico-Emancipatória. Além do autor supracitado nos fundamentaremos em Merleau-Ponty (1999) e Bello (2006) para tratar da Fenomenologia, dentre outros autores que corroboram com a Educação Física escolar a partir da abordagem crítico-Emancipatória. Tal recorte será realizado por entendermos que a Educação Física vista a partir de um olhar fenomenológico compreende que o ser humano se relaciona com o mundo através de seu corpo e que a esse corpo é possível compreensões que passam pelo campo do sentido, da percepção e da consciência. Não mais concebendo a antiga noção de dualidade corpo/mente, a que remete o corpo apenas como instrumento da mente e submissa a essa. O movimento humano tem um novo enfoque, agora interligado com a mente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-03-29
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
56 - A ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2023). Fiep Bulletin - Online, 93(1), 546 a 555. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6656