44 - PREVALÊNCIA DE SOBREPESO, OBESIDADE E RISCO CARDÍACO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Alunos. Obesidade. Risco Cardíaco. AvaliaçãoResumo
Para uma parte expressiva dos jovens, as atividades escolares são as únicas oportunidades de desenvolvimento de atividade física significativa e as escolas mostram bons resultados em intervenções para sua promoção. Analisar a prevalência de sobrepeso, obesidade e risco cardíaco dos alunos do Ensino Médio da cidade de Queimadas-PB. Métodos: Estudo descritivo, exploratório aleatório de abordagem quantitativa de campo, de base escolar, foi realizado entre os meses de abril e maio de 2012 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego da cidade de Queimadas-PB, onde foram avaliados com medições antropométricas, estatura, peso e circunferência da cintura e quadril, para os testes do índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (C A) e relação cintura quadril (R.C/Q). A amostra foi constituída por 50 sujeitos na faixa etária de 15 a 17 anos de ambos os gêneros, de um universo de 200 alunos, sorteados de forma aleatória. Para a Prevalência de Sobrepeso e Obesidade, Risco Cardíaco I e II, e Complicações Metabólicas. A prevalência maior foi no gênero feminino com 36% (18 sujeitos). Enquanto no gênero masculino a prevalência foi menor com 14% (7 sujeitos). Porém existiu um indicativo de desnutrição de 12% (6 sujeitos), sendo considerado um valor representativo de risco de saúde. A escola configura-se como oportunidade para a aproximação e abordagem de crianças e adolescentes para inserção de conhecimentos e hábitos que promovam estilo de vida saudável e ativo, especialmente por meio das aulas curriculares de Educação Física. Para parte expressiva dos jovens, as atividades escolares são as únicas oportunidades de desenvolvimento de atividade física significativa, contribuindo para a cultura corporal de movimento, a diminuição do sedentarismo e o aumento do peso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).