40 - PERFIL DE LESÕES NOS JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS: EQUIPE DE SAÚDE
Palavras-chave:
Epidemiologia, competição, lesõesResumo
Introdução: Lesões no desporto escolar são comuns e rastreá-las é fundamental. Objetivo: Quantificar e analisar as lesões e traumas durante uma competição brasileira de nível escolar. Metodologia: Estudo epidemiológico, observacional, prospectivo, autorizado previamente pelo comitê de ética da confederação brasileira de desporto escolar. A ocorrência de lesões durante a competição e suas características foram registradas pela equipe de saúde mediante autorização do responsável técnico através do termo de consentimento livre e esclarecido. Variáveis analisadas: prevalência de lesões por modalidade e suas caraterísticas, idade e taxa de encaminhamento à urgência. Foi utilizado o software R Core Team (2021) para tabulação dos dados. Resultados: Participaram 6.200 atletas em 17 modalidades, com total de 745 atendimentos. 413 (55,4%) do sexo feminino e 332 (44,6%) masculino. Idade ? 14 anos (52,4%), considerados mais experientes, comparados ao grupo ? 13 anos (47,6%). 61,4% dos atendimentos ocorreram no setor de fisioterapia e 38,6% durante os jogos. O atletismo, handebol e basquete receberam um maior número de atendimentos comparado a outros esportes (p=0,002). Emergencialmente os esportes de combate receberam mais atendimentos (p=0,001), no entanto apenas 17,6% foram encaminhados ao setor de urgência (p<0,001). Atletas mais experientes apresentaram maior número de lesões (p=0,001) embora os menos experientes receberam mais atendimento emergencial (p<0,001) e traumas na cabeça (p=0,001). Conclusão: Rastrear as lesões nesse modelo de competição é imprescindível visto que uma adequada triagem fisioterapêutica reduziu o encaminhamento à urgência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-03-29
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
40 - PERFIL DE LESÕES NOS JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS: EQUIPE DE SAÚDE. (2023). Fiep Bulletin - Online, 93(1), 369 a 381. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6640