34 - NÍVEIS DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO INFANTIL DAS ESCOLAS PRIVADAS
Palavras-chave:
Obesidade Infantil. Sobrepeso. Escolas Privadas.Resumo
Em crianças e adolescentes, a obesidade infantil vem sendo relacionada como um dos principais motivos de mortes prematuras, tornando-se adultos com maiores probabilidades de adquirir várias doenças cardiovasculares e diabéticas. Visto isto, nota-se necessidade de identificar os níveis de sobrepeso e obesidade em escolares do ensino infantil das escolas privadas com o intuito de trazer dados capazes de apontar o crescimento do índice de sobrepeso e obesidade infantil. O objetivo desta pesquisa foi identificar os níveis de sobrepeso e obesidade em escolares do ensino infantil das escolas privadas. O estudo trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos descritivos, pois visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Para a realização da pesquisa os instrumentos utilizados foram uma balança analógica com estadiômetro da marca Filizola, soft com fórmula para cálculo do Índice de Massa Corpórea, capaz de coletar informações suficientes para responder ao objetivo proposto. Foi realizada em cada local de coleta por um único examinador e logo em seguida foi calculado e classificado o Índice de Massa Corporal segundo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. A amostra foi composta por 175 crianças de ambos os sexos estudantes de duas escolas particulares da cidade de Patos no estado da Paraíba e a média geral e desvio padrão das duas escolas avaliadas, onde apresentou idade média de 4 anos ± 0,0, peso 16,7Kg ± 0,71, 1,17m ± 0,03 de altura e IMC no valor de 13,145 ± 1,97. Com a pesquisa foi possível concluir que o estado nutricional das crianças nas faixas etárias estudadas, levando em consideração o IMC é tido como relevante para magreza, e esses resultados podem estar associados a hábitos alimentares inadequados, ausência de atividade física, dentre outros fatores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).